Friday, May 21, 2010

INDUSTRIAL: MONOCIDADES

Já vinha hà algum tempo para formar uma espaço sobre as Monocidades ( Aglomerados populacionais erigidos em torno de uma Indústria, ou fábrica), isto no conceito soviético para a questão.Existem desde o inicío do século e parece que agora a sua sobrivência está posta em causa. O governo vai apoiando, mas parece que só para adiar o problema.
Ex:  Baranchinsky e atravessada por uma rua central que termina nos portões da fábrica Electromecânica. No inicío de um turno os trabalhadores(maioria mulheres)entram num fluxo contínuo, como se estivessem a ser aspirados por um pulmão gigante e 9 horas + tarde, saem de novo na mesma cadência, mas tendo trocado as roupas de trabalho por botas de salto alto e casacos de pele.
Parece que este conceito tem os dias contados, as causas parecem muitas, desde a ganância dos novos magnatas russos, até ao esgotar da produção em detrimento das economias Chinesas e alguma Europeia, a produção desce, o rendimento tbem e o dinheiro escasseia para as infraestruturas, principalmente manutenção, o que leva à posterior degradação.
Estima-se neste momento na actual Russia, cerca de 300 monocidades.O caso da cidade referida com cerca de 11000 habitantes, uma unica fabrica a produzir calor, salário e segurança social.
Por quanto tempo durarão as monocidades, parece ser termo de aposto na Russia e arredores.O povo é paciente e optimista, esperarão sempre que o estado intervenha.Um pouco do Industrial a definhar!

No comments: