Monday, March 21, 2011

DISCOS A NÃO PERDER DE VISTA

1)R.E.M-"Collapse Into Now"/2011- Que dizer, andava arredado dos R.E.M, quase após o lançamento do 2º trabalho de originais, perderam-se digo eu e para mim, foi o que aconteceu, uma carreira fraca, registos pobres e medianos e uma carreira sem sal.
Mas em 2011 este "Collapse Into Now" renasceu-os, um disco limpído e cheio de energia, maturidade assumida, já era tempo disso, num registo onde tudo joga a favor, voz perfeita , instrumentos no melhor,uma produção simples, um conjunto de temas de elevado nivel, excepto, os temas 2,9 e 10.Não digo mais, um grande disco, num projecto do qual já pouco esperava, a vida por vezes tem boas surpresas.4.25/5.

2) Philipp Muench-Into the Absurd"/2011- Mais uma produção muito positiva para a editora Hands, Philipp Muench, oscila entre um noise minimal com laivos industrias e remeniscências Kraftwerk, dando-nos, um conjunto de sons deveras interessantes, absurdos e hipnotizantes.Temas que colam, desesperam e mais que tudo, dão-nos sempre o mais importante, o horizonte musical é algo inantigível e sempre em constante mudança ou mutação, absorvam. 4.25/5.

3)And One "Tanzomat" /2011- Depois de 2006, ano de edição do ultimo e talentoso trabalho de And One, surge-nos este "Tanzomat", sóbrio, privado, um pouco longe do fulgôr das pistas de dança, mas um trabalho bastante homogéneo e peculiar.Dirãomuitos, onde está a garra And One, pois está lá, apesar de não ser um registo forte e caloroso, emana uma brisa bastaante fresca e agradável numa primavera que se aproxima.3,5/5.  

4) Human League "Credo" /2011- Mais um regresso, após muitos anos estes Human League quase me levam a dizer Ai Credo, que disco fraquinho, pop lisongeira e levezinha, querem as pistas mas não vão por aí além, esperava mais muito mais de um projecto que já fez muitos bons discos, continuam lá os elementos base HL, vocais a alternar,sintetizadores simples, mas o conteúdo é algo pobre, comparando com muitos regressos e lembro-me agora dos OMD, este disco fica a muitas léguas qualitativas destes.3/5.

5) Empusae and Shinkiro " Organic Aural Ornaments" /2011- A atmosfera criada por este projecto é deveras eteréa e bela, os sons preenhem os espaços da nossa mente, de maneira suave e vão criando a matéria para a construção de imagens, paisagens e momentos sublimes, livres do lixo diários, com que somos inundados, uma certa pureza  emana deste cd.4.25/5.

6)Inertia " Deworlded" /2011-Um dos projectos que estaria presente no abortado "Pray Silence Festival", este projecto britânico fabrica um darkgoth, com traços de alguma originalidade, somando alguns pontos no contexto do genero, disco elaborado e com a certeza de empenho dos membros da banda que conseguiram produzir um disco aceitável nada irritante nem entediante.Ouve-se do principío ao fim com agrado.4/5. 






3 comments:

Manuela said...

O vídeo de promoção do "Credo" já deixava essa impressão..fraquinho.Já tive oportunidade de ouvir And One e também não achei nada melhor. Agora fiquei curiosa com o Empusae and Shinkiro " Organic Aural Ornaments". Tenho que investigar;)

Beijinho!

André Leão said...

Pelos vistos REM foi uma boa surpresa... E sim, o Murmur é um dos grandes discos não só dos 80's, mas da pop. Radio Free Europe, Perfect circle, Talk about the passions, etc., etc., são clássicos...

Luis Baptista said...

Manuela: Empusae liberta o espirito!!1
Human League é fraquinho e And One, não está mau.
André: REM, Foi uma grande surpresa, voltaram com um grande disco, mesmo.E esse Murmur é essencial.