Sunday, March 27, 2011

BLANCMANGE "BLANC BURN" 2011

Ora aqui está um grande disco de 2011, arrisco-me a dizer o trabalho mais intenso de Blancmange que ouvi até hoje depois de longos anos de interregno.
Se os Human League, tivessem pensado desta maneira, não teria saído aquele disco "Credo", sonso, é assim, antes de se regressar, convém pensar um pouco e ver se vale a pena, mas ao que interessa.
Este "Blanc Burn", traz calor, inspiração, musicas bonitas e verdadeira capacidade para fazer um disco do inicío ao fim, bom até dizer chega, sons puros, cristalinos, dançaveis e cheios de fulgor, uma banda que esperou e absorveu o que de melhor se fez nestes longos anos e fizeram assim  uma mistura de sons, ou seja  construiram uma peça fundamental.
Vocais soberbos com electónica de primeira linha, melodias intensas, isto chega para um grande disco, essencial.4,5/5.

 

Monday, March 21, 2011

DISCOS A NÃO PERDER DE VISTA

1)R.E.M-"Collapse Into Now"/2011- Que dizer, andava arredado dos R.E.M, quase após o lançamento do 2º trabalho de originais, perderam-se digo eu e para mim, foi o que aconteceu, uma carreira fraca, registos pobres e medianos e uma carreira sem sal.
Mas em 2011 este "Collapse Into Now" renasceu-os, um disco limpído e cheio de energia, maturidade assumida, já era tempo disso, num registo onde tudo joga a favor, voz perfeita , instrumentos no melhor,uma produção simples, um conjunto de temas de elevado nivel, excepto, os temas 2,9 e 10.Não digo mais, um grande disco, num projecto do qual já pouco esperava, a vida por vezes tem boas surpresas.4.25/5.

2) Philipp Muench-Into the Absurd"/2011- Mais uma produção muito positiva para a editora Hands, Philipp Muench, oscila entre um noise minimal com laivos industrias e remeniscências Kraftwerk, dando-nos, um conjunto de sons deveras interessantes, absurdos e hipnotizantes.Temas que colam, desesperam e mais que tudo, dão-nos sempre o mais importante, o horizonte musical é algo inantigível e sempre em constante mudança ou mutação, absorvam. 4.25/5.

3)And One "Tanzomat" /2011- Depois de 2006, ano de edição do ultimo e talentoso trabalho de And One, surge-nos este "Tanzomat", sóbrio, privado, um pouco longe do fulgôr das pistas de dança, mas um trabalho bastante homogéneo e peculiar.Dirãomuitos, onde está a garra And One, pois está lá, apesar de não ser um registo forte e caloroso, emana uma brisa bastaante fresca e agradável numa primavera que se aproxima.3,5/5.  

4) Human League "Credo" /2011- Mais um regresso, após muitos anos estes Human League quase me levam a dizer Ai Credo, que disco fraquinho, pop lisongeira e levezinha, querem as pistas mas não vão por aí além, esperava mais muito mais de um projecto que já fez muitos bons discos, continuam lá os elementos base HL, vocais a alternar,sintetizadores simples, mas o conteúdo é algo pobre, comparando com muitos regressos e lembro-me agora dos OMD, este disco fica a muitas léguas qualitativas destes.3/5.

5) Empusae and Shinkiro " Organic Aural Ornaments" /2011- A atmosfera criada por este projecto é deveras eteréa e bela, os sons preenhem os espaços da nossa mente, de maneira suave e vão criando a matéria para a construção de imagens, paisagens e momentos sublimes, livres do lixo diários, com que somos inundados, uma certa pureza  emana deste cd.4.25/5.

6)Inertia " Deworlded" /2011-Um dos projectos que estaria presente no abortado "Pray Silence Festival", este projecto britânico fabrica um darkgoth, com traços de alguma originalidade, somando alguns pontos no contexto do genero, disco elaborado e com a certeza de empenho dos membros da banda que conseguiram produzir um disco aceitável nada irritante nem entediante.Ouve-se do principío ao fim com agrado.4/5. 






Thursday, March 17, 2011

TRANCE TO THE SUN-TRÉS GOTHIQUE NON

Trance To The Sun, uma das minhas paixões, varios albuns, muitas vozes femininas que alternaram nos varios trabalhos e musica feita de uma perfeição e beleza constante.Sons que tocam e eternizam, bonito.

Saturday, March 12, 2011

THE EDEN HOUSE -SMOKE & MIRRORS-2009

Este trabalho passou-me algo despercebido, ouvi-o, mas não o suficiente, recuperei-o agora e reconheço uns dos grandes trabalhos que ficaram perdidos de 2009.
Encontram-se aqui membros dos Fields, de Penguim Café Orchestra, All About Eve, Faith and The Muse, Adoration, enfim uma mescla de talentos, 4 vozes femininas a fazer os devaneios vocais e uma perfomance que soa épica por vezes, solene e acima de tudo de um profissionalismo constante.Atmosférico, Etereo, um disco cheio de beleza e riqueza musical, para quem este disco passou um pouco ao lado, como no meu caso, recuperem-no com urgência.Imprescindível.4.5/5.


 


 

Thursday, March 10, 2011

SWITCHBLADE SYMPHONY - TRÉS GOTHIQUE NON

Os sons destas meninas dão cabo de mim, desde o inicial "Serpentine Gallery" e meu preferido, Tina e Susan, fabricaram, verdadeiras peças musicais, goth, etéreas, simples, enfim paixões que ficam eternas, perdi-as em concerto uma vez por uma questão de 2 dias, mas é a vida, os sons, esses ficarão para sempre.

 

Tuesday, March 08, 2011

DISCOS A NÃO PERDER DE VISTA

Mais um conjunto de discos que convém ouvir, comprar, ou seja ter em atenção:

1)TENNIS " Cape Dory"/2011- Ora aqui está um trabalho que me fez reviver os velhos tempos de Belly, da bonita Tanna Donnely, na 4AD e do encanto que era ouvir a sua voz e alegria nos temas criados, tal como estes Tennis, toda a energia 50 e 60, está lá, faixas alegres, puras e simples, um encantamento e um festim alegre para o ouvido.Bonito.3.50/5.

2) WIRE "Red Barket Tree"/2011 - Mais um regresso com trabalhinho novo, este Wire, também me faz o ponto de encontro do melhor Wire que já ouvi, mais consistente que o antecessor "Object 47", este trabalho , define para mim o espirito Wire, conciso, efusivo e deveras prometedor ao fim de 3 decadas de trabalho, disco polido e bem trabalhado, gostei  e muito.4/5. 

3)DESTROYER "Kaput"/2011- Mais uma agradavel surpresa neste disquinho, cool, sensitivo e bastante acolhedor, Cohen, Ferry, Smith, entre outros, estão presentes nas faixas que correm este trabalho, despretencioso, mas ambicioso que chegue, camuflado, sim, mas está lá a intenção de fazer um disco muito bom.4/5.

4) COVENANT " Modern Ruin "/2011-Bem sobre estes senhores o André, já disse praticamente tudo aqui e eu só junto mais umas palavras a um disco que me seduz muito, perfeito, eclético, suave e só como Covenant sabe fazer, ainda na memória os 2 grandes concertos a que assisti, no Porto hà longos anos e o ano passado no EntreMuralhas, mágico.4.25/5.

5) AH CAMA SOTZ " Blood Will Tell"/2010- Mais um trabalho para o projecto visionário Ah Cama Sotz, produtor de trabalhos que oscilam entre o melhor dark ambiental e industrial, misturando sons e influências que nos transportam para novas vivências musicais, trabalho fluído e bastante interessante, já ouvi melhores, sem duvida de Ah Cama Sotz, mas não deixa de ser relevante e atraente.3.75/5.

6) FAITH AND THE MUSE "Shoumei "/2010-  Extraído de dvd, este set de Faith and the Muse é primoroso, simplesmente fantástico, uma perfomance perfeita do principío ao fim, profissional e completa, não digo mais.Fabuloso.4,5/5.

Saturday, March 05, 2011

GANG OF FOUR - CONTENT - 2011

Que regresso, este dos Gang of Four em 2011, digo também sempre gostei deles, apesar de não ser uma das minhas bandas de eleição, longe disso, mas para já um dos melhores regressos, daqueles que estão muitos anos ausentes e dos quais hoje em dia hà muitos exemplos, uns com mais tempero, outros não, o caso de Gang of Four é daqueles que está perfeito, um efeito revigorante e jovial num disco cheio de força e certeza de fazer bem.
Bem enquadrado do inicío ao fim, não lhe encontro momentos baixos, as faixas alternam entre a força evidente e a energia dissimulada nos temas mais calmos, é por isso um disco em que a qualidade é constante tal o vigor dado a este disco pelos membros Gang of Four, para terminar, eles estão em digressão, alguém se lembrará deles, fora, evidente dos festivais chungas que estão anunciados, com a devida ressalva pra o ENTREMURALHAS, evidentemente e logicamente.4.25/5.