Tuesday, November 23, 2010

DISCOS - A NÃO PERDER DE VISTA - 2010.

I) Absolute Body Control " Shattered Illusion" - a Velhinha e percussora EBM, no seu melhor, Dirk Ivens uma mente e das grandes, o grande senhor dos 80 , 90 e actual, na voz e nao só, traz neste registo os apontamentos fulcrais do movimento, ritmo, inteligência e inconformismo, nao indo ao extremo de Klinik, Dive ou Sonar, está-se muito bem, mesmo muito bem.3.75/5.

II) Null Device " Suspending Belief " - A soft electro pop esta aqui patente, som simples, vozes ritmadas e encantadoras, tornam o registo deveras agradavel, nao sendo uma bomba, é um disco que se ouve muito bem e onde a cadência musical suspira pela faixa seguinte.3.5/5.

III)Typhoid " Simulazione Di Divinitá " - Projecto italiano baseado na grande editora Hands, especializa, em ritmos, noise, industrial e similares, este projecto ja nao gravava hà 10 anos, os sons dividem-se nos beats ritmico e algum experimentalismo que tornam o cd numa leitura simples com linhas definidas e lucidas.3.5/5.

IV) Funker Vogt " Blutzoll" - O regresso de uma banda que me é muito querida, depois de "Aviator" de 2007, o regresso neste "Blutzoll".
O cenario guerra esta sempre presente, desde os registos anteriores ate agora, varios cenarios, onde a disputa homem/maquina se faz de uma maneira atroz e sanguinária.
A variação de temas está neste registo mais abrangente, nao sendo só a envolvente atrás referida,mas toda a inconformidade está patente, apesar de os sons fluirem de uma maneira mais larga e difusa.
O ideia neste projecto para quem não conhece é descobri-lo nos primórdios e depois a partir daí, acompanhar o percurso.4/5.





Monday, November 22, 2010

SOLTAS - KRAFTWERK

Começou assim a obsessão pela fusão do homem com a tecnologia, que haveria de durar toda a carreira, foram precisos 4 trabalhos para se impôr a escola Kraftwerk, toda uma profusão de improvisações electroacusticas, na maioria instrumentais, dera então origem a uma base de ensinamento, ou seja a disciplina Kraftwerk, multifacetada e uniforme ao mesmo tempo.

" Este ritmo , um ritmo industrial é o que nos inspira, è intrinseco às maquinas, as máquinas são funky. "

"Pela 1ª vez penso que a musica soa conmo sempre a ouvimos e produzimos no nosso Kling Klang Studio"
Isto a proposito da Box "Catalogue"

"O que se tenta fazer nos sintetizadores é cantar com os dedos."

" Criou-se assim a musica urbana perfeita porque era controlada pelo caos, que é exactamente , onde vivemos."

"Hà tanto a fazer, sentimos que isto é apenas o começo."

Saturday, November 20, 2010

ALIEN SKIN - THE UNQUIET VOID - 2010

Terno, sereno, bonito, entre outros adjectivos, podia assim alongar-me e arranjar uns quanto mais, todos positivos e a tenderem para mais infinito, tal a beleza que rodeia este trabalho.

A editora "A Different Drum", norte americana, especializada em coisas belas e etereas, sons palpitantes, apurados e outros devaneios para a nossa audiçao.

Voltando a Alien Skin, as faixas projectam brilho sensorial, envolvem-nos e trazem as imagens dos pequenos momentos que nos fazem sentir bem e quase que pedimos que as faixas continuem eternamente, doces ate mais nao, ouçam e digam la que nao!!!!.4/5



Tuesday, November 16, 2010

SOLTAS - GRINDERMAN

Mais uma Solta, esta dedicada ao colectivo Grinderman, ou seja Nick Cave e colegas, com o piano na despensa e bem arrumadimho, o resultado:

"Nos Grinderman, nao ha tempo para reflexao, nao ha espaço para defenir grandes conceitos, os discos acabam por ser um iustantaneo, cinco dias a gravar dia e noite,depois com os cds das sessoes mergulha-se no caos e procura-se nao um tema recorrente, mas so um vestigio de coerencia".

"Os Grindermam, acabam por ser homens adultos a criar intencionalmente uma zona de risco".

" Fala-se do sentido da vida, que nao existe.Nao ha qualquer olhar sobre o mundo, porque nao parece existir nele qualquer sentido de justiça.Acaba tudo, por ser uma questao de acasos".


 

Sunday, November 14, 2010

SOLTAS - THROBBING GRISTLE

O regresso da rubrica Soltas, esta dedicada aos TG, percussores do moderno Industrialismo musical, apesar do os projectos a solo dos seus membros serem superiores, vejam so o caso Coil e penso que tudo esta dito.

Mas diz Fanni Tutti " Da forma que eu vejo os TG, sao ainda radicais, da mesma forma que eramos nos 70.Ainda nao nos conformamos com as definicoes habituais de (musica) ".
Ou ainda " Os TG, sempre se infiltraram nos (establisment), de qualquer forma, estar envolvido com ele, nao e nada de novo. O que e novo e que eles, agora aceitam a nossa contribuiçao para a cultura, mesmo que retrospectivamente."

Thursday, November 04, 2010

DISCOS- A NAO PERDER DE VISTA- 2010

I-Delerium "Voice and Acoustic Collection"- Nao sendo um trabalho de originais e no meio de tanta ediçao Delerium, este trabalho traz-nos alguns dos melhores temas do projecto em versoes acusticas e com as belissimas vozes a acompanhar, que dizer, etereo e quase perfeito, bons momentos.4/5.

II -Culture Kulture " Spirit" - Oriundos da vizinha Espanha, este projecto denota ja alguma maturidade e este trabalho traduz esse efeito, uma synth electro no melhor tom, temas no compasso ideal, agradaveis e denotam uma perfeita sintonia, neste trabalho.Como curiosidade uma versao muito boa do velho "Love Will Tear Us..." da Joy Division.4/5.

III- Ikon "Friends of Dead"- E por falar em Joy Diision, os herdeiros australianos prendam-nos com mais um registo fulgurante e cheio de energia, dark and Deep, este cd, nao sendo o melhor trabalho do projecto, nao deixa de continuar o bom caminho que sempre percorreu, um disco quase obrigatorio.3,75/5. 

IV- Tzolkin "Tonatiuh"- Ambiencias das profundezas terrestres e quase se poderia afirmar do inicio da era humana, assim se despertam as emoçoes neste trabalho, tambem com algumas incidencias tribais e puras.
Um cd, para ouvir com atençao e deixar-se "embalar".4/5. 




 

Wednesday, November 03, 2010

DEINE LAKAIEN " INDICATOR " 2010

Mais um grande disco de 2010, um projecto para a vida toda , tal a beleza da sua musica, um duo, que na minha opiniao, tem vindo ao longo dos anos em crescendo e a feitura da sua musica atinge niveis bastante elevados e de garantia qualitativa.
Vamos entao a este "Indicator" onde os sons traduzem a mensagem destes senhores, a voz de Veljanov e unica como devem perceber  e o seu timbre encanta, as teclas e arranjos de Ernst Horn, sao ja deveras conhecidas e bastante elucidatias da qualidade que dai emerge.
Este nao e um projecto novo, longe disto, existem desde de 1986 e ja estiveram num Fade In, em Leiria, senao erro, em 2002.
Um disco obrigatorio e a certeza de bons momentos de audiçao e nao so, os sentidos assim o dizem!4,5/5