Saturday, January 30, 2010

Bad Lieutenant - "Never Cry Another Tear" 2009

Bem que dizer deste regresso de Bernard Sumner em 2009, com este projecto com um nome não original, mas em contrapartida com um som deveras promissor e interessante, quase que arriscava um misto de "New Order" com uns toques de elegância do melhor "Electronic", projectos que Bernard abraçou, sempre da melhor maneira.
Resumindo ficamos todos contentes em ter a presença de Bernard uma vez mais a fazer boa e grandes musicas num trabalho que para começar, começou da melhor maneira, a voz continua soberba e os sons que a acompanham, tiram daí o melhor proveito, mais uma vez um bom regresso.

[:SITD:] - "Rot " 2009

Para mim, um dos eleitos de 2009, banda no seu 4º trabalho de originais e que é seguida desde a origem, poderosos, virtuosos e inteligentes no som que produzem, ete " Rot" tbem não foge à regra e mostra-nos o projecto já com uma à vontade para elaborar um trabalho com traços e muitos, de intenção, para fabricar boa musica, vocais coordenados com o pulsar das máquinas, ritmos compassados, diria, perfeito.

Mordacious - "Necrolust" 2009

Album de 2009, deste projecto norte americano, nada de novo, apenas o convergir da onda industrial e EBM, a consolidar para os amantes deste genero, que por acaso é o meu caso, não deixa de ser um trabalho audível e energético ,faltando-lhe claro, alguns rasgos de originalidade, o que é frequente neste tipo de bandas, muito copianço, mas depois falta o essencial.

Revolting Cocks - "Sex-O Mixxx-O" 2009

Trabalho de mixes para o colectivo RC, onde a palavra de ordem é mesmo o apelo à dança e diversão no apurar dos sons extraídos deste trabalho, ritmos poderosos e cheios de energia que sempre foi apanágio deste projecto que já nos deu peças importantes no contexto musical actual
A confluência de muitos membros neste projecto fez dele uma pequena fábrica ou laboratorio de ideias musicais que perduram e servem de influência a todos que se prezam fazer ou elaborar bons sons.

Psyche - "Until The Shadows" 2009

Compilação deste projecto em activdade desde meados dos 80, por aqui se encontram faixas que são perfeitas na execução musical, sentido apurado no fazer grandes músicas, a colectânea abre com o grandioso "disorder" by Joy Division e por aí continua no desenrolar de faixas distintas e capazes, destaque para o soberbo "Goodbye Horses", um tema para nunca esquecer, assim como este projecto.

Ming and Ping " Ming and Ping " 2009

Nome curioso numa banda synthpop, como se quer, musica bonita, soft, curiosa, bem entregue e acima de tudo muito audível, chamem-lhe pop lamechas, ou outros sinónimos, mas é assim que se quer a boa Synth, pura, fresca e alegre. A divertir.

Echo & The Bunnymen - "The Fountain" 2009

Echo & The Bunnymen - The Fountain, que dizer deste regresso de uma banda amada, pontos positivos, como sempre a mágica voz de Ian e o som que caracteriza esta banda, este trabalho fica e na minha opinião longe do ultimo " Siberia" de 2005.
As faixas são curtas e por vezes tiram algum brilho ao trabalho efectuado, o album tbem peca por ser pequeno em tempo, parece-me um trabalho feito um pouco à pressa, seria melhor esperarmos um pouco mais e termos algo mais consolidado, ouve-se bem, mas falta algo, ou seja a essência Echo & The Bunnymen .

Millimetric - "Expériences Modernes" 2009

Projecto francês com um conjunto de faixas, adequado ao titulo do trabalho, bem conseguido e elaborado com a definição de sons ecléticos e originais a aguçar o ouvido para audições atentas e claro, milimétricas.

Monday, January 25, 2010

And Also The Trees - "When The Rains Come"- 2009

Bem, não sei se a apresentação em Portugal, se vai basear neste trabalho de 2009, ao vivo e acústico, se fôr este é um exemplo de perfeição e elaboração musical, 14 faixas onde a magia AATT é conduzida de forma lúcida e magistral. Neste trabalho conjugam-se todos os 30 anos de carreira deste projecto, dando-nos um exemplo do que é um caso de solidez e classe musical de grande nível e mais uma oportunidade para fazermos a deslocação a Leiria.

A-HA- Foot of the Mountain -2009-Mais um Bom Regresso

Bem, depois de Prefab Sprout, este album doas A-ha, dá-nos tbem um exemplo de pop, ou synthpop perfeita, quem diria depois de tantos anos, realizam um trabalho intenso, perfeito com muita classe e estilo, já o ouvi varias (muitas vezes) e cheguei a essa conclusão, bonito, mesmo .Aproveitem.Quanto a Prefab Sprout, o album não é de 2009,ma chegou só neste ano, daí o efeito de regresso.

Friday, January 15, 2010

Stahlschlag - "Anthropocene" 2009

2º trabalho de originais para este projecto, noise ritmico, ou não, conforme os pontos de vista, prefiro enquadrá-los numa vertente mais noise com muita originalidade à mistura, trabalho completo, cheio de força e a angariar os nossos ouvidos para muitas audições. Fundamental.

Nitzer Ebb - "Industrial Complex (Tour Edition)" 2009

Que dizer, deste regresso, imponente,porque não, este retorno trouxe-nos a alegria de renovar temas novos na criação Nitzer Ebb e de pô-los a rodar no nosso sentido musical, o resultado: Nitzer Ebb, mais apurado, sons não tão crus como os mais antigos, mas mantendo a chama que nos fez gostar e adorar este projecto, sejam bem vindos uma vez mais e apareçam por cá, isso seria mágico. Imprescindível.

Cervello Elettronico - "Process Of Elimination" 2009

Projecto italiano, movimenta-se na zona noise/industrial, e traz-nos nesse campo um desenrolar de temas energéticos e cheios de fleuma. Inspiração contínua no desenvolver dos temas, que não nos deixam indiferentes. Os registos anteriores são tbém eles de grande qualidade.A não perder.

Thursday, January 14, 2010

AND ALSO THE TREES- Concerto-Leiria 6 de Março de 2010

Não são precisas muitas palavras para descrever este colectivo de inteligência e brilhantismo, que puder ir, aproveite, 1ª vez em Portugal e possivelmente a ultima.Parabéns FADE IN.

Saturday, January 09, 2010

OS MAIS OUVIDOS E QUERIDOS DE 2009

DIARY OF DREAMS - (if) >PROJECT PITCHFORK - Dream, Tiresias! >CLAIRE VOYANT – Lustre >BIOMEKKANIK - State of Perfection >KMFDM - Blitz >KIRLIAN CAMERA - Shadow Mission HELD V >ROTERSAND - Random Is Resistance >SITD – Rot >SOLITARY EXPERIMENTS - In the Eye of the Beholder >SYNAPSCAPE - Again >VNV NATION - Of Faith, Power and Glory>KNIFELADDER - Music/Concrete > NITZER EBB- Industrial Complex >.Lista resumida a 13 trabalhos. Outros ainda estão por ouvir , daí ainda poder haver alguma surpresa que tenha ficado esquecida.

Tuesday, January 05, 2010

Solitary Experiments - "In The Eye Of The Beholder" 2009

Com uma entrada triunfal, começa este trabalho, mais um a confirmar a excelente forma do projecto e a pontuar para ser um dos trabalhos do ano, pelo menos no que me toca, ritmos fluentes, melodias acompanhadas com o melhor da relaçao voz/máquina, toca o ponto perfeito para que nos possamos deleitar com a audição deste trabalho debitando energia e variedade de sons hipnóticos.Brilhante.

Prefab Sprout - "Let's Change The World With Music" 2009

Na verdadeira acepção da palavra, pop perfeita seria esta concebida por esta banda, disco editado em 2009, mas ao que parece, perdido já hà longos anos, não deixa entretanto de ser actual ,fresco, cristalino e de fazer inveja à maioria dos projectos que por aí andam e arrebatam prémios, como não sei, mas o panorama musical, nos canônes pop vão mesmo muito maus, mas adiante, este disco enche-me de prazer auditivo e resumindo é um grande trabalho.Tenho dito.

Monday, January 04, 2010

Eurocide - "Regen Aus Asche" 2009

O mundo, na maneira como é descrito musicalmente, neste projecto de forma apocaliptica, ou final, a mensagem está patente, o som tbem, descreve o estado de espirito de um planeta em decadência, sem amanhã, o desenrolar ou desabar da nossa sociedade, dada de forma electrizante, tbem melodiosa, para não esquecer, que no meio de muita coisa má, ainda se encontra o bem, ou coisas boas.Ouçam.

ESPLENDOR GEOMETRICO " PULSION" 2009

O carismático projecto, correndo na zona industrial, onde toda a qualidade se evidencia no desenrolar de todas as características , onde a corrente flui com toda a agilidade de um projecto do país ao lado e que nos caracteriza, por ritmos agrestes, crus, mas ao mesmo tempo encantadores no cativar da melhor percepção musical.A disfrutar,não só este trbalho, como os anteriores.

ARMAGEDDON DILDOS " EAST WEST " 2009

Banda já com alguns anos de carreira e pergaminhos dados, a pura EBM, ou o que ainda resiste das fluências originais no genero, ritmos cativantes, o perfeito espirito de contentamento de fazer boa musica, nunca perdendo o apelo ao movimento.Disfrutem.

Saturday, January 02, 2010

CESIUM 137 " INDENTITY " 2009

Projecto norte americanos já com muitoas anos e provas dadas na praça, neste registo a confluência de muitos ritmos, quentes e decisivos na boa apresentação musical da banda, dark zone com melodias à mistura, tornam este trabalho num conjunto e fluências musicais, tal como correndo uma galeria pejada de bonitas telas ou percorrendo um canteiro de jardim onde , cravos rosas e tulipas, crescem de maneira perfeita, resumindo mais um bom trabalho de 2009. A não perder.

A SPEEL INSIDE " Loginside " 2009

Mais um bom regresso , movendo-se na zona synth , registo onde pactua a aliança voz/máquina de forma perfeita e harmoniosa,simples e eficiente para a pureza dos nossos ouvidos, ritmos de puro deleite, eternos na beleza, melodias inteligentes. Noutro ponto, as faixas encaixam-se tbem na pista de dança, onde figuram como peças perfeitas no ritmo necessário. Resumindo um conjunto de miríades de particular talento levam-nos a um trabalho bem delineado, compondo ele um todo de felicidade musical. A não perder.

SONS DA NOITE

Alguns dos trabalhos em audição nos ultimos dias.
13 Monkey " Redefining the Paradigm of Bang " 2009 > SITD " Rot " 2009 > A-HA " Foot the Mountain " 2009 > Ambassador 21 "Power Rage " Face your Future Killers " 2009 > Bad Lieutenant " Never Cry Another Tear " 2009 > Code Machine " Human Tragedy " 2009 > Colour Theory " The Thougth Chapter " 2009 > Cranes " Cranes " 2009 > Download " Helicopter " 2009 > Ming & Ping " Ming & Ping " 2009 > My Life With Thrill Kill Kult "Death Threat " 2009 > Nitzer Ebb " Industrial Complex " 2009 > Plateau " Gort Spacebar " 2009 > Revolting Cocks " Sex-O Mixxx-O " 2009 >Rotersand " Random Is Justice " 2009 > The Tear Garden " Have a Nice Trip " 2009 >END.

MELHORES DE 2009-ALBUM DE VERSÕES-COLLIDE " THESE EYES BEFORE"

1ª Escolha em 2009, neste caso para um album de versões, neste final de ano o projecto norte americano Collide (Karin & Statik ), duo que consegue produzir e realizar trabalhos fantásticos quer em originais, quer em versões, já nos tinham dado algumas, mas este trabalho tem algumas peças de real valor e a forma como as conseguiram polir e reflectir no seu som, escuso de dizer os temas, são conhecidos de todos e a voz de Karin, faz milagres, de certeza uma das grandes vozes da actualidade, ouçam muitas vezes, a não perder. Tbem estou nos ultimos pormenores para uma lista de 10 bons trabalhos de 2009, ressalvando, claro, alguns trabalhos que ainda não ouvi e alguma surpresa perdida por aí. Uma lista, certo, mas não vinculativa.